Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Principais assuntos para você começar o dia bem-informado - Verde Vale FM

Principais assuntos para você começar o dia bem-informado

Fuga em massa

Quase 80 integrantes de uma facção paulista fugiram de um presídio em Pedro Juan Caballero, cidade do Paraguai na fronteira com Mato Grosso do Sul. Eles usaram um túnel. Autoridades do Paraguai disseram que há fugitivos brasileiros e paraguaios e investigam a participação de funcionários da prisão. Do lado de cá, o governo reforçou a segurança com bloqueios na fronteira. A polícia de Mato Grosso do Sul está monitorando as rodovias do estado. Não há informações sobre capturas.

Falha no Enem

O Ministério da Educação prometeu anunciar hoje uma solução para corrigir o erro nas notas do Enem. No sábado, após uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub admitiu “inconsistências”. Nem o MEC nem o Inep, que organiza a prova, informaram o número de candidatos prejudicados. Ontem, o Inep disse que apura possíveis erros tanto na prova do 1º dia quanto na do 2º. Há muita preocupação porque na terça começam as inscrições do Sisu, o sistema de seleção para universidade federais que usa justamente as notas do Enem.

Cerveja contaminada

Famílias de vítimas contaminadas após beberem a cerveja Belorizontina, fabricada pela Backer, em Belo Horizonte, começaram as investigações após notarem os primeiros sintomas, como mal-estar e dores abdominais. A Vigilância Sanitária de Minas Gerais recolheu garrafas e a perícia confirmou que estavam contaminadas com dietilenoglicol, uma substância altamente tóxica, que a Backer nega usar. O Fantástico entrou em contato com parentes de algumas das 19 vítimas identificadas, até agora. Um deles está internado em estado grave sem conseguir falar e sem os movimentos. A reportagem ainda conseguiu entrar na Backer e filmar os tanques interditados.

Regina Duarte

A atriz Regina Duarte ainda não anunciou se aceita ou não o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria da Cultura. Ela substituiria Roberto Alvim, demitido após divulgar um vídeo com referências nazistas. Segundo a colunista Natuza Nery, Regina pediu para se reunir pessoalmente com Bolsonaro, em uma conversa olho a olho.

Força da água

Lama invadiu prédio da Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves, no Espírito Santo — Foto: Kaique Dias/ TV Gazeta

Lama invadiu prédio da Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves, no Espírito Santo — Foto: Kaique Dias/ TV Gazeta

 

Um temporal varreu o sul do Espírito Santo no fim de semana e provocou 6 mortes: 3 em Iconha e 3 em Alfredo Chaves, as cidades mais afetadas. Cerca de 400 pessoas estão fora de casa e bombeiros procuram desaparecidos. Em Iconha, uma passarela desabou e a enchente subiu até o 2º andar de um hospital.

Em Belo Horizonte, um forte temporal ontem provocou alagamentos e colocou a cidade em alerta para possíveis deslizamentos. Algumas regiões tiveram, em duas horas, um terço da chuva esperada para o mês inteiro. À noite, moradores protestaram para cobrar ações da prefeitura.

Climão na família

O príncipe Harry começa a colher as consequências da decisão de se afastar da realeza. No sábado, a rainha Elizabeth II anunciou que o neto e Meghan Markle perderão seus títulos e, em consequência, deixarão de receber dinheiro público repassado pela coroa. Na prática, significa que eles não serão mais considerados membros da família real. Harry lamentou. “Nossa esperança era continuar servindo à rainha. Infelizmente, não foi possível”, afirmou. “Isso me traz uma profunda tristeza.”

Davos

Começa nesta semana, do dia 21 ao dia 24 de janeiro, a 50ª edição do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação no evento, segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, por questões de segurança. A presença de Paulo Guedes, ministro da Economia, está confirmada. No encontro, líderes mundiais e chefes das maiores empresas do mundo discutem medidas para o aquecimento da economia global. As discussões deste ano também inclui os temas “Economias mais justas”, “Como salvar o planeta”, “Futuros saudáveis” e “Tecnologia para o bem”.

Eleição na Bolívia

Luis Arce, ex-ministro da Economia, foi escolhido por Evo Morales para disputar a presidência da Bolívia no dia 3 de maio. O ex-presidente está refugiado na Argentina e reuniu em Buenos Aires o Movimento ao Socialismo (MAS), seu partido, para definir a chapa. O ex-chanceler David Choquehuanca será candidato a vice-presidente. Evo Morales renunciou em novembro, pressionado por militares após conquistar o 4º mandato em uma votação marcada por denúncias de fraude. Ele vai coordenar a campanha do MAS.

Revolta nas ruas

O fim de semana foi de violentos protesto na capital do Líbano. Tanto no sábado quanto no domingo, manifestantes contrários ao governo e forças de segurança entraram em choque. Mais de 400 ficaram feridos. De um lado, os manifestantes usaram spray para lançar chamas, pedras, paus e outros objetos. A polícia respondeu com balas de borracha, gás lacrimogêneo e canhões de água. O Exército foi acionado. Os protestos no Líbano ocorrem desde outubro, com o país mergulhado em uma crise econômica, e já derrubaram o premiê Saad Hariri.

Globoplay nos EUA

O Globoplay foi lançado nos Estados Unidos neste domingo. A plataforma de streaming séries, minisséries, novelas, produções originais, sucessos do cinema brasileiro, programas infantis, música e outros conteúdos. São mais de 500 títulos disponíveis para ver quando quiser, além do conteúdo do canal internacional da Globo.

Vai começar!

Os 18 participantes do BBB20, anunciados no sábado (18) — Foto: Divulgação/Globo
O BBB20 revelou os 18 participantes que entrarão na casa em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão. O programa estreia nesta terça.

Por G1

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados para Associação Comunitária e Cultural de Xavantina - Verde Vale FM