Durante a transição para o inverno em Santa Catarina, seis tornados foram confirmados pela Defesa Civil durante as tempestades severas no estado. Os eventos climáticos foram registrados entre os dias 22 e 23 de junho, conforme o órgão, período em que uma frente fria provocou tempestades severas com ventos superiores a 100 km/h.
Os fenômenos meteorológicos atingiram os municípios de Passos Maia, Xavantina, Belmonte, Descanso, São José do Cerrito e Lages.
Em Passos Maia, o tornado foi registrado na madrugada do dia 23 de junho. A confirmação veio por meio de imagens de satélite, radares meteorológicos e sobrevoos com drones. Os prejuízos foram significativos, especialmente no interior do município, levando a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.
A identificação dos demais tornados ocorreu com apoio da Prevots (Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas), uma rede de meteorologistas dedicada à documentação e estudo de fenômenos climáticos severos no Brasil. Em Belmonte e Descanso, foi registrada também a ocorrência de microexplosões, além dos tornados.
Esses eventos extremos destacam as características climáticas peculiares da região Sul do Brasil, onde, diferentemente de outras partes do país, o risco de tempestades severas se mantém elevado mesmo durante o outono e o inverno. Embora o volume de chuvas geralmente diminua nestas estações, a intensidade dos eventos pode continuar gerando transtornos e prejuízos significativos.
Já na madrugada do domingo, dia 29, uma nova tempestade severa atingiu Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense. O município sofreu com fortes chuvas, vendavais, destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos. A Defesa Civil ainda avalia se o fenômeno também está relacionado à formação de um tornado.
