Verde Vale FM

Coronavírus

Santa Catarina confirma circulação de nova subvariante do Coronavírus

Circulação da sublinhagem BQ.1.1 do coronavírus foi identificada em cinco pacientes, saiba mais:

Santa Catarina confirma circulação de nova subvariante do Coronavírus
Débora Barreto/Fiocruz
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) informou que foi confirmada na quarta feira (09), a circulação da sublinhagem (subvariante) BQ.1.1 do coronavírus em nosso Estado.

Conforme a Dive, tratam-se de cinco pacientes residentes dos municípios de Camboriú (1), Florianópolis (2), São José (1) e Joinville (1), cujas amostras foram coletadas entre os dias 11 e 21 de outubro.

Os casos foram processados pelo LACEN/SC, através da técnica RT-qPCR e confirmados por sequenciamento genômico, que identificou se tratar da sublinhagem BQ.1.1 da variante Ômicron do Coronavírus realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, informa que é uma sublinhagem da variante BQ.1. 

“Trata-se de uma sublinhagem da variante BQ.1 que atualmente vem circulando na Europa e tem provocado aumento no número de casos na região. Sua principal característica é apresentar mutações na proteína spike, que permitem que ela se ligue e infecte nossas células com maior facilidade. Com isso, a variante BQ.1.1 pode apresentar alta capacidade de ser transmitida entre a população, inclusive apresentando risco de escape vacinal para casos leves. No entanto, em pessoas que tenham recebido as doses de reforço, a infecção pela BQ.1.1 apresenta baixo risco de evoluir para formas graves que exigem hospitalização e cuidados especializados”, explica Macário.

Os municípios já foram informados, e estão realizando investigação complementar dos casos.

FONTE/CRÉDITOS: Clic RDC

Veja também