Um projeto da Associação Broto do Galho, de Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina, utiliza da reciclagem da fibra de papel e fita de virar jumbo para confeccionar produtos de decoração e utilidade.
Cerca de 12 artesãos reúnem-se na sede do projeto, localizada em anexo a creche, na comunidade de Campina da Alegria, para desenvolver os trabalhos.
De acordo com Ivonez Alves, presidente da associação e voluntária há quase seis anos, o projeto auxilia pessoas de baixa renda, que, com a venda dos produtos, conseguem uma renda extra, para ajudar nas despesas da família. “Entre os artesãos estão homens e mulheres, funcionários da Irani Papel e Embalagens e esposas de funcionários da empresa que ficam somente em casa”, conta.

A Associação Broto do Galho tem como parceiros, a Irani Papel e Embalagem, que faz a doação do material, o Sebrae e a prefeitura de Vargem Bonita.
Entre os produtos produzidos pelo grupo estão cestas, sacolas, porta-joias, caixas decorativas, entre outras peças, que são vendidas na sede do projeto e também através de telefone. Conforme Ivonez, os preços variam de R$ 10 até R$ 150.
Para desenvolver o trabalho, os resíduos doados passam por um processo de limpeza, cozimento e preparo. Após a secagem do material, as peças são finalizadas e disponibilizadas para a venda.
Para adquirir os produtos ou participar da associação, os interessados podem entrar em contato através do (49) 9131-5713, que também é WhatsApp, ou pelas redes sociais do projeto:
• Instagram: @brotodogalho06
• Facebook: Broto do Galho



