Verde Vale FM

Economia

Projeto prevê apoio aos suinocultores independentes será apresentado na ALESC

Confira:

Projeto prevê apoio aos suinocultores independentes será apresentado na ALESC
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Produtores de suínos de Santa Catarina enfrentam crise que afeta mais os independentes, que não têm fornecimento garantido às agroindústrias. As razões principais são o alto custo de produção e queda nas vendas. Por isso, o setor pediu apoio ao parlamento estadual e o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, José Milton Scheffer, apresentou um projeto de incentivo ao consumo de carne suína.

O projeto foi elaborado a partir de sugestão da Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Conforme a entidade, a situação é mais difícil para 1 mil produtores. O prejuízo por cada animal vendido supera R$ 300 e entre as ações, além do incentivo ao consumo, o plano prevê uma redução de 30% da produção independente de suínos no Estado.

Segundo o presidente da Comissão de Agricultura, o projeto prevê ações de incentivo ao consumo de carne suína produzida em SC, valorização do trabalho dos suinocultores, desenvolvimento de arranjos produtivos, apoio técnico e operacional na produção e a realização de pesquisas. Entre as medidas solicitadas pelos produtores estão linhas de crédito, redução de impostos e inclusão da carne suína na merenda escolar.

SC é o maior produtor de suíno no Brasil. Nos últimos anos, ampliou a produção para atender a China, mas desde o ano passado o gigante asiático reduziu os preços pela metade das importações e passou a, gradualmente, comprar menos.

Ao mesmo tempo, o custo da alimentação animal, energia e combustíveis explodiram, enquanto o consumo caiu devido à inflação alta no mercado interno e também no exterior. Lá fora, a guerra entre Rússia e Ucrânia também prejudica. (NSCTOTAL)

FONTE/CRÉDITOS: Atual FM
Comentários:

Veja também