Seguem disponíveis no site e no setor de tributação da prefeitura de Xavantina os carnês do Imposto Predial e Territorial e Urbano (IPTU) de 2023. Conforme responsável pelo setor na prefeitura de Xavantina, Maira Lucia Altenhofen, o contribuinte pode pagar em cota única, com vencimento no dia 31 de julho, ou em cinco parcelas, sendo a última também com vencimento em 31 de julho.
De acordo com Maira "quem optar pelo pagamento em cota única recebe um desconto de 10%" Em todo o município são 792 imóveis. Os valores do imposto variam conforme cada caso. "Temos um sistema de alíquota progressiva. Por exemplo, acaba se tornando mais caro o IPTU de um terreno sem construção, com o intuito de que as pessoas invistam no município e que não deixem o terreno lá vazio".
No total, o valor estimado a ser arrecadado com o IPTU é superior a R$ 285 mil. O contribuinte que não efetuar o pagamento dentro do prazo legal fica sujeito ao pagamento de juros, multa e correção monetária. "Fica em dívida ativa com o município e não poderá participar dos programas oferecidos pela prefeitura. O município faz a cobrança administrativa e judicial".
RETIRADA
DUAS FORMAS: A responsável pelo setor de Tributos de Xavantina, Maira Lucia Altenhofen, ressalta que os carnês do IPTU podem ser retirados na prefeitura ou impressos pelo site do município.
Comentários: