No último dia 02 de dezembro de 2022, o Padre Jose Avelino Zanella lançou seu livro na câmara de vereadores de Xavantina e recebeu uma menção como Cidadão Honorário. Neste dia foi apresentado um teatro criado pelos alunos com a temática sobre o uso de drogas.
Padre Zanela, como é conhecido na região, realizou a primeira missa no dia 09 de janeiro de 1972 e completou 50 anos de vida sacerdotal.
Na câmara de vereadores de Xavantina falou sobre seu livro onde a ideia para escrever teve uma origem despretensiosa, após ter feito uma experiência na Penitenciaria Agrícola de Chapecó. Foi uma experiência significativa de sair fora dos caminhos comuns da pastoral convencional para uma pastoral mais libertadora, atendendo o ser humano encarcerado buscando mudar uma estrutura no tipo de vida dentro da Penitenciária que fosse favorecer a mudança de vida do apenado para que conseguisse dar um novo significado a sua vida, ter um resultado financeiro melhor e ajudar sua família.
Fez graduação em Psicologia Existencial e teve a inspiração de contar essa experiência em um livro. Foi primeiramente feito o TCC do curso e depois transformou esse conhecimento em livro, levando para sociedade.
Essa experiência foi para que o preso fosse mais valorizado, preparado para trabalhar e voltar a vida social. De estar junto com ele par um trabalho que fosse um trampolim para voltar a vida social. Por isso que o livro tem o nome Acendendo uma luz na vida pós cárcere, essa busca toda que foi feita no tempo em que trabalharam na empresa privada de Chapeco e com a formação que foi dada e o entrosamento com as famílias foi muito significativo. Foram momentos muito amorosos de encontro que sensibilizou não só a eles, também os agentes penitenciários e todo o sistema prisional. Deu uma luz para essa experiência continuar, de fato tem Maravilha a cadeia que também est afazendo esta experiência do preso trabalhar fora e ser acompanhado. Um agente prisional falou: “que deu um sinal verde para a mudança na preparação para o preso enfrentar a vida pós cárcere.
O padre Zanela deixa uma mensagem para que as pessoas invistam em si mesmo em 4 dimensões:
1º Se dedicar o amor a Deus, conhecendo a palavra de Deus, lendo a Bíblia Sagrada;
2º Amar o próximo, para poder ser mais gente é preciso amar a Deus e ao próximo, esta é a recomendação de Jesus;
3º Aprende a amar a Natureza;
4º Amar a si mesmo para ter uma saúde legal, se nos amamos nos cuidamos;
Ir avançando nesses caminhos do amor, que é o essencial, não ter medo de sair para buscar o irmão, a Deus, a natureza e a si mesmo, para se erguer e ter uma vida mais saudável.
O Livro Acendendo uma luz na vida pós cárcere escrito pelo padre Jose Avelino Zanella está disponível para comprar na secretaria da paróquia de Xavantina.
Comentários: