Verde Vale FM

Previsão do Tempo

Formação de nuvem atípica em aeroporto antecede temporal com prejuízos em SC; VÍDEO

Logo após as imagens serem gravadas, Chapecó registrou temporal com queda de árvores. Estado está em alerta para ventos fortes.

Formação de nuvem atípica em aeroporto antecede temporal com prejuízos em SC; VÍDEO
Albert Dieison/Saer/Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
Um vídeo flagrou a formação de uma nuvem atípica chamada 'Scud Cloud' sobre o aeroporto de Chapecó, principal cidade do Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (21). Logo após as imagens serem gravadas, a cidade registrou um temporal com queda de árvores.
 
Vídeo: BelosFM

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno não produz condições climáticas severas, além de não anteceder tornado ou tromba d’água. As nuvens desse tipo "não giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade", segundo o órgão.

"Apesar de serem muito semelhantes às nuvens funil, o mecanismo de formação das 'Scuds Clouds' é diferente. Elas estão associadas às nuvens cumulonimbus e se formam em áreas de aumento de umidade relativa à medida que o ar sobe durante uma tempestade", afirmou a Defesa Civil.

Segundo a o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, a formação do fenômeno aconteceu devido ao contraste de temperaturas registrado no estado nesta quinta. Isso porque a massa de ar quente que tem predominado e impulsionado as altas temperaturas nos últimos dias vai dar lugar à frente fria.

"Isso não é um tornado. Falta a rotação e ventania [para ser um tornado]", disse.

Em decorrência da mudança brusca no tempo, a Defesa Civil emitiu um comunicado de alerta na quarta-feira (20), destacando a possibilidade de temporais com ventos que podem ultrapassar os 80 km/h em Santa Catarina.

Autor do vídeo, o delegado e piloto do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer) Albert Silveira estava no galpão da Polícia Civil quando percebeu a nuvem e registrou o momento, por volta das 7h30. Perto das 8h30, a cidade registrou chuva forte (veja as imagens).

Árvores caíram por conta do temporal que atingiu Chapecó nesta manhã de quinta — Foto: Secretaria de Serviços Urbanos/Divulgação

Temporais

A Defesa Civil estadual alerta para condições de temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As instabilidades devem avançar pelo Oeste e Serra ao longo do dia. Os temporais devem vir com intensas rajadas de vento e há risco de destelhamentos e outros estragos.

Até o final da tarde, os temporais devem passar por todo o estado. As instabilidades devem ganhar mais força nesse período no Vale do Itajaí e Norte. Nessas regiões, a chuva pode vir mais intensa, causando risco de alagamentos e enxurradas pontuais.

Recomendações

A Defesa Civil divulgou informações sobre como proceder durante o mau tempo. Em emergências, a população pode telefonar para 193, para chamar os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.

Tempestades com ventos fortes e raios

  • busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
  • no local abrigado, fique longe de janelas;
  • se estiver na praia, jamais fique na água.

Alagamentos

  • evitar contato com as águas;
  • não dirigir em áreas alagadas;
  • evitar pontilhões e pontes submersas;
  • redobrar atenção com as crianças.

Ressaca

  • evitar navegação e pesca;
  • evitar banho de mar;
  • evitar esportes náuticos;
  • evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estiverem atingindo a ciclovia.
FONTE/CRÉDITOS: G1 Santa Catarina

Veja também