Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Região

Exemplo de superação, avós passam a cuidar dos netos após falecimento de filha

Neiva e Jovencio Angonese perderam a filha Sintia Mara em 2013 e, desde então, assumiram a criação dos netos

Exemplo de superação, avós passam a cuidar dos netos após falecimento de filha
Kiane Berté/Oeste Mais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os avós são os alicerces de muitas famílias. Hoje em dia, podemos ver em muitas casas que eles são quem “seguram a barra” dos netos, ajudam na educação, no alimento e, principalmente na criação de afeto e carinho que falta quando os pais não estão presentes.

No Dia dos Avós, comemorado neste dia 26, o Oeste Mais traz a história de Neiva Guisolphi Jovencio Angonese, pais e avós, exemplos de superação, que passaram a tomar conta dos netos após a perda da filha mais nova por embolia pulmonar (veja o vídeo ao final da reportagem).

O casal, de 59 e 69 anos, cuida sozinho do espaço de trabalho que fica anexo à residência da família, no Centro da cidade. Porém, em algumas ocasiões, recebe ajuda dos netos Maria Luiza, de 15 anos, e João Vitor, de 17, de quem cuidaram a vida toda.

Eles são muito admirados pela comunidade, não só pela história de vida, mas também por terem enfrentado a morte da filha Sintia Mara, em abril de 2013, mãe de Maria e João.

As crianças tinham 5 e 6 anos de idade na época e, apesar de não entenderem muita coisa, sofreram com a perda da mãe. Os avós Neiva e Jovencio ficaram responsável pelos pequenos, precisaram ser fortes naquele momento, porque sabiam da responsabilidade que os esperava.

Neiva e Jovencio na companhia dos netos Maria e João Vitor (Fotos: Kiane Berté/Oeste Mais)

“’Vai que eu vou cuidar deles’... E deixei ela ir”, foi que disse Neiva à filha Sintia no hospital de Vargeão, nos últimos instantes antes da partida. Neiva prometeu que cuidaria das crianças e, junto com o esposo, cumpriu a promessa.

Além de Sintia, o casal é pai de Elias Ricardo Angonese, de 41 anos. Elias foi fundamental para auxiliar os pais na criação dos sobrinhos, mas mesmo com ajuda dele, foram os avós que enfrentaram boa parte dos obstáculos.

“Não é fácil, porque quando acontece a gente sabe a dor de perder uma pessoa que a gente ama, da família”, comenta Jovencio.

“Só quem perde um filho pra saber. A gente tem que seguir em frente e nós conseguimos força, com tanta oração do povo que conhecia nós e pelos meus dois netos”, diz Neiva.

Além de avós, eles assumiram o papel de pais ao mesmo tempo, tentando criar os netos como os filhos foram criados. Com muita compreensão, diálogo e atenção, Neiva e Jovencio aprenderam com os netos como é importante esse contato. Além de tudo, mostraram como o amor pode ultrapassar qualquer barreira.

ASSISTA:

 
 
Maria e João Vitor foram criados pelos avós após a morte da mãe (Fotos: Kiane Berté/Oeste Mais)
 
Avós Neiva Guisolphi e Jovencio Angonese (Fotos: Kiane Berté/Oeste Mais)
 
FONTE/CRÉDITOS: Oeste Mais

Veja também