Verde Vale FM

Coronavírus

Deltacron: nova cepa que combina Delta e Ômicron é identificada no Chipre; veja detalhes

Sequências da nova variante foram enviadas ao GISAID, o banco de dados internacional, que faz o rastreamento das alterações no vírus

Deltacron: nova cepa que combina Delta e Ômicron é identificada no Chipre; veja detalhes
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma nova cepa do coronavírus, com a combinação das variantes Delta e Ômicron, foi identificada no Chipre na última semana. A cepa recebeu o nome de Deltacron devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à Ômicron dentro dos genomas delta.

As sequências da nova variante foram enviadas ao GISAID, o banco de dados internacional, que faz o rastreamento das alterações no vírus. As informações são do site Valor Econômico.

A descoberta foi feita pelo professor de ciências biológicas da Universidade de Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, Leondios Kostrikis.

Segundo ele, “existem atualmente co-infecções por ômicron e delta e descobrimos esta cepa que é uma combinação das duas”, disse.

Kostrikis e sua equipe conseguiram identificar 25 casos da nova cepa e a análise estatística mostra que a frequência relativa da infecção combinada é maior entre pacientes hospitalizados devido à Covid-19, em comparação aos pacientes não hospitalizados.

Banco de dados internacional

As sequências da nova variante foram enviadas ao GISAID, o banco de dados internacional, que faz o rastreamento das alterações no vírus.

Kostrikis destacou que ainda é cedo para saber se essa nova cepa é mais contagiosa que as variantes Delta e Ômicron. “Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá”.

Ainda de acordo com o especialista, provavelmente essa linhagem do coronavírus será substituída pela Ômicron, que é altamente contagiosa.

 

FONTE/CRÉDITOS: ND+
Comentários:

Veja também