A ExpoFemi 2026, que acontece de 28 de fevereiro a 8 de março, contará com um esquema de segurança reforçado, que inclui a instalação de 80 câmeras de monitoramento e a ampliação do estacionamento no entorno do Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê.
As medidas fazem parte de um planejamento integrado entre a organização do evento e as forças de segurança, com o objetivo de garantir mais tranquilidade a visitantes, expositores e trabalhadores durante a feira.
Representantes das forças de segurança e comissões organizadoras do evento se reuniram nesta segunda-feira, dia 26, para alinhar as ações de segurança e trânsito. O encontro contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, do presidente da ExpoFemi, Irineu Altíssimo, vice-presidente, Romeu Roque Meneguzzi, da assessoria jurídica, representada por Fernando Dal Zot, além de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e demais membros das comissões organizadoras da feira.
Inciativas
De acordo com o presidente da Comissão de Segurança, Lauri Dama, a licitação para a segurança privada já foi concluída e as horas de trabalho serão distribuídas ao longo dos dias da feira, considerando o período oficial, além de um dia anterior e um posterior ao evento. Também já está definida a contratação dos brigadistas que atuarão durante a ExpoFemi.
Outro ponto destacado foi o reforço no sistema de monitoramento, com a instalação de 80 câmeras de segurança em pontos estratégicos do parque, ampliando a vigilância e a prevenção de ocorrências.
Estacionamento
A organização do trânsito e do estacionamento também esteve entre os temas debatidos. Segundo os organizadores, o prefeito apresentou o planejamento de um novo espaço de estacionamento com capacidade para cerca de 700 veículos, buscando reduzir transtornos e melhorar o acesso ao parque.
Questões relacionadas a alvarás de funcionamento, circulação de veículos e acessos ao local também foram discutidas.