Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Gêmeos diagnosticados com síndrome são operados ainda no útero em SC - Verde Vale FM

Gêmeos diagnosticados com síndrome são operados ainda no útero em SC

Gêmeos diagnosticados com a síndrome da transfusão feto-fetal foram operados ainda dentro do útero em uma técnica considerada pela equipe médica como inédita em Santa Catarina. As próximas semanas vão ser fundamentais para observar a evolução dos estados dos bebês e da mãe. A cirurgia ocorreu na tarde de segunda-feira (2), em Florianópolis.

Durante a gestação, os gêmeos desenvolveram a síndrome, que afeta o crescimento e reduz as chances de que os fetos sobrevivam ao parto. Os dois compartilham a mesma placenta e vasos sanguíneos, mas um deles acaba recebendo mais sangue e nutrientes, desenvolvendo-se mais do que o outro.

Tanto o excesso quanto a falta de sangue podem levar à morte dos dois fetos. “A gente precisa tentar corrigir cauterizando esses vasos para a placenta poder suprir um pouco igual para cada um dos bebês, para assim eles poderem sobreviver”, explicou a médica obstetra Jamile Abi Saab.

Cirurgia

A profissional participou da cirurgia, que durou uma hora e meia. Para a realização do procedimento, um equipamento de São Paulo precisou vir para Santa Catarina. O fetoscópio permite que os gêmeos sejam operados dentro do útero da mãe, sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.

“Basicamente existem algumas situações que colocam o feto em risco durante o processo de gestação que esses procedimentos são indicados”, disse o médico com especialidade na saúde do feto Maurício Saito.

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados para Associação Comunitária e Cultural de Xavantina - Verde Vale FM