Verde Vale FM

Xavantina

XAVANTINA: Um caso de dengue em 2023

Aedes Aegypti; Segundo a secretaria da Saúde o paciente já está recuperado

XAVANTINA: Um caso de dengue em 2023
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O município de Xavantina registrou um caso confirmado de dengue neste ano. Também já foram contabilizados 20 focos do mosquito transmissor da doença em armadilhas de monitoramento.

Conforme o secretário municipal da saúde e assistência social, Domingos Zanandrea, "nos dois primeiros meses de 2023 nós tivemos um caso confirmado de dengue no município. O caso também foi confirmado pelo LACEN. Foi uma pessoa que contraiu o vírus, recebeu atendimento e já está recuperada". 

Ainda conforme o secretário "o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti continua intenso e permanente no município. Não há outro jeito e cada um precisa cuidar do seu cantinho, do seu terreno, na sua casa, cuidar para não acumular lixo e não deixar água parada. Todos nós sabemos dos cuidados que devemos ter, mas nem sempre os praticamos, então todo o cuidado é pouco".

No ano passado o município de Xavantina teve o registro de 70 focos do mosquito e 57 casos. Zanandrea destaca que "o sofrimento das pessoas que passaram pela dengue, de fato, é grande e elas relatam que a dor é muita intensa". O secretário ressaltou ainda que "as escolas do município fazem um belo trabalho junto com toda a equipe multiplicando as ações de monitoramento, cuidado e prevenção à dengue que é o melhor caminho a ser tomado".

Na última quinta-feira foi realizada a reunião de sala de situação de combate à dengue no município de Xavantina. Evento contou com a presença dos órgãos públicos, diversas entidades do município. Segundo Zanandrea "todos devem abraçar essa causa no acompanhamento e cuidados na prevenção à dengue seja nas famílias, nas empresas, na agricultura, as autoridades, enfim, todas as pessoas envolvidas nesse trabalho de controle do mosquito da dengue que ainda é o caminho mais seguro. Também contamos com o apoio dos meios de comunicação informando a população e relembrando, porque todos sabem os cuidados e temos que mantê-los". 

 

AÇÕES:

Prevenção: O secretário municipal da Saúde e Assistência social de Xavantina, Domingos Zanandrea, ressaltou que "o trabalho segue intenso e permanente. E sempre são desenvolvidas atividades como visitas em domicílio e verificação de denúncias que imediatamente são verificadas nos locais para que não ocorra problemas mais graves. Estamos todos unidos no trabalho preventivo para que possamos passar esse Verão com menos casos se comparado ao ano passado. E, desta forma, evitar o sofrimento de tanta gente".

FONTE/CRÉDITOS: Folhasete

Veja também