Mais 7,5 quilômetros de ciclovias estão sendo feitos em ruas do perímetro urbano de Xanxerê. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços realizam a pintura dos novos trechos, que vão integrar e completar o corredor cicloviário do município do Oeste catarinense.
Com a ampliação, segundo a prefeitura, Xanxerê passará a ter 17,5 quilômetros de ciclovias. O objetivo é oferecer mais segurança aos ciclistas e incentivar o uso de um meio de transporte sustentável.
Atualmente, recebem pintura as ruas Joinville, Manaus, Itá e Antônio Vitório Giordani. O percurso completo começa na Rua Independência, segue até o cruzamento com a Rua Rui Barbosa e continua pela Avenida Brasil, passando pela Praça Tiradentes.
O trajeto também passa pelo Ecoparque Municipal Romeu Scirea, pela Arena Ivo Sguissardi e segue até o bairro Nossa Senhora de Lourdes, conectando-se ao Contorno Viário e ao bairro Pinheiro, com retorno à rua Independência, fechando o circuito.
A implantação é acompanhada pelo Departamento Municipal de Trânsito e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana, que são responsáveis pela sinalização e segurança.
Segundo a secretária municipal de Infraestrutura e Serviços, Thaise Paludo, o projeto faz parte do planejamento urbano da cidade e busca ampliar as alternativas de mobilidade. “Nosso objetivo é garantir mais segurança aos ciclistas, promover o uso de transportes alternativos e conectar diferentes regiões da cidade por meio de um trajeto contínuo e bem sinalizado”, afirma.

