Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Vargeão recebe pesquisadoras italianas para discutir impactos de meteoro

confira

Vargeão recebe pesquisadoras italianas para discutir impactos de meteoro
Oeste mais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O município de Vargeão, no Oeste catarinense, recebeu nesta semana a visita do geólogo e pesquisador Álvaro Penteado Crósta, acompanhado do professor Gabriel Silva, de São Paulo, e das geólogas italianas Gabrielle Giulli e Valeria de Santis. A comitiva está no Brasil com o objetivo de aprofundar estudos sobre crateras de impacto e rochas semelhantes às encontradas na Lua.

Durante a visita, os pesquisadores foram recepcionados pelo prefeito Amarildo Paglia, que acompanhou a agenda de visitas científicas no município. A programação incluiu passagem pelo Espaço Expositivo Meteoro, no Centro de Cultura e Memória de Vargeão, além de outros pontos estratégicos utilizados para análise geológica, como formações rochosas no interior do Domo, áreas de afloramento e marcos naturais da cratera.

“É sempre uma alegria voltar a Vargeão e testemunhar o interesse crescente que essa cratera desperta na comunidade científica mundial. O município é um verdadeiro laboratório a céu aberto”, destacou Álvaro Crósta, que há décadas se dedica ao estudo de impactos meteorític

Comitiva de pesquisadores esteve em Vargeão nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Vargeão)

A presença dos pesquisadores italianos reforça a importância do domo de Vargeão, uma das únicas crateras de impacto preservadas no Brasil. A relevância geológica atrai olhares de todo o mundo, especialmente pelas formações rochosas que se assemelham àquelas coletadas nas missões lunares da Nasa.

“Receber pesquisadores desse nível comprova a grandeza do nosso território, não só em beleza, mas em riqueza científica. Estamos de portas abertas para a pesquisa e para o desenvolvimento do turismo científico e educacional”, celebrou o prefeito com a visita, que é um marco importante para a valorização do patrimônio natural de Vargeão.



FONTE/CRÉDITOS: Oeste mais

Veja também