Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Vacina experimental contra tumor cerebral impede volta do câncer em 42% dos pacientes; estudo

Veja;

Vacina experimental contra tumor cerebral impede volta do câncer em 42% dos pacientes; estudo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Vai a ciência. Uma vacina experimental contra um tipo agressivo de tumor cerebral impediu que o câncer voltasse em 42% dos pacientes que participaram da pesquisa. O resultado renovou a esperança de pessoas que enfrentam a doença, conhecida por ter alta taxa de recorrência.

O estudo foi divulgado neste mês por pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ), da Faculdade de Medicina de Mannheim e do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha. A pesquisa acompanhou 33 pacientes com astrocitomas de alto grau, um tipo agressivo de tumor cerebral, e foi publicada na revista científica Nature.

Segundo o neurologista Michael Platten, um dos coordenadores da pesquisa, o resultado mais surpreendente foi que muitos pacientes permaneceram anos sem apresentar sinais de retorno do tumor. “O fato de o câncer não ter voltado por um período tão longo em vários pacientes foi o que mais nos impressionou”, afirmou.

Como funciona a vacina

Ao contrário das vacinas tradicionais, que previnem doenças, essa é uma vacina terapêutica. Ela é aplicada em pessoas que já têm o tumor e estimula o sistema imunológico a reconhecer e atacar as células cancerígenas.

O imunizante foi desenvolvido para atingir uma mutação específica do gene IDH1, encontrada em determinados tumores cerebrais agressivos.

Quando identifica essa alteração, o sistema de defesa passa a combater as células que apresentam a mutação.

FONTE/CRÉDITOS: só notícia boa

Veja também