Verde Vale FM

Esportes

Tetracampeão, Grêmio exalta hegemonia estadual e projeta novas conquistas na temporada

Tricolor ganhou o quarto título seguido e não perde Gre-Nal pelo Gauchão desde 2018

Tetracampeão, Grêmio exalta hegemonia estadual e projeta novas conquistas na temporada
Foto: André Ávila / Agencia RBS
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Grêmio tetra gaúcho após 33 anos não recebeu a alcunha de “Grêmio Show” como o time comandado por Otacílio Gonçalves de 1988, mas foi soberano no Gauchão 2021. 

Mesmo tendo atuado em parte da competição com um time de garotos e passado por uma troca no comando técnico com a saída de Renato Portaluppie a chegada de Tiago Nunes, o Tricolor mostrou nos números sua condição de melhor equipe da competição. Foi o clube que mais somou pontos, teve a melhor campanha como mandante e também como visitante. Teve em Diego Souza o artilheiro do Campeonato Gaúcho, com sete gols.

Mesmo que a taça tenha sido levantada após empate por 1 a 1, o Grêmio terminou o Gauchão invicto em Gre-Nais. Venceu na Arena, no primeiro turno, e no Beira-Rio, na ida da final. Mantém a hegemonia estadual e a invencibilidade diante do rival em clássicos pelo Estadual, que dura desde março de 2018. O retrospecto foi exaltado pelo presidente Romildo Bolzan.

— O Tiago está chegando conosco e já conquista um título importante. O Grêmio fica neste momento histórico de conquistar um tetracampeonato, o que é importante por ter um valor histórico que consolida a nossa hegemonia no futebol gaúcho. O Grêmio faz uma conquista que mostra exatamente a dimensão do momento de reconstrução em que estamos montando um novo ciclo, mas, acima de tudo, com o Grêmio sendo vitorioso — avaliou o mandatário.

Um dos símbolos do título conquistado pelo Tricolor em meio a mudanças foi o atacante Ferreira. Reserva em 2020,  ganhou a titularidade na atual temporada e dividiu com Diego Souza o protagonismo da conquista fechando com chave de ouro ao marcar o gol que encaminhou o título na Arena.

— Ano passado não fiz a campanha com a equipe. Quase um ano depois, voltar jogando e fazendo gol para ser campeão é muito gratificante. Eu estou muito feliz. Viemos fazendo um bom trabalho desde o professor Renato. Agora temos Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. A gente vai brigar por tudo, para lá na frente conseguir ser campeão — declarou Ferreira ainda no gramado da Arena, já projetando futuras taças.

Com o primeiro título conquistado no dia em que completou um mês desde sua apresentação no Grêmio, Tiago Nunes retratou a emoção de ganhar o Gauchão. Ele lembrou que sua trajetória fora do Rio Grande do Sul até retornar para levantar a taça do Estadual.

— Mando primeiro um abraço para a minha Santa Maria. Não é fácil sair aqui do Rio Grande do Sul e ir trabalhar no mais alto nível em outros lugares. Retorno a um dos maiores clubes do mundo e conquisto o título do primeiro campeonato que conheci. É um momento importante do meu ciclo profissional — comemorou.

Vitorioso no começo do trabalho, com oito vitórias e um empate nos primeiros nove jogos, Tiago Nunes ressaltou a continuidade do que vinha sendo feito por Renato Portaluppi. 

— São poucos treinadores que conseguem fazer um trabalho tão longevo quanto o do Renato aqui. O meu papel nunca foi substituir até porque o Renato é insubstituível na história do Grêmio. O meu papel aqui foi dar sequência ao trabalho. Dentro dessa ideia de não começar nada e sim dar sequência, penso que estamos no caminho correto e que se valida ainda mais com a conquista do tetracampeonato gaúcho — pontuou.

Sobre o Gre-Nal, Tiago Nunes discordou da análise feita por Miguel Ángel Ramírez, que havia concedido entrevista antes afirmando que a proposta do Inter funcionava melhor quando os dois times tinham onze homens em campo. Tiago destacou que atuar tendo menos a bola e explorar a velocidade do seu ataque foi estratégia gremista na partida.

— Existem muitas maneiras de entender o que é ser melhor. Se pensarmos no controle pela posse o Inter teve mais a bola na sua fase inicial de jogo, mas as chances que criou foram em chutes cruzados, de fora da área. O gol mesmo saiu em uma bola parada. Eu não vi o volume de jogo do Inter traduzido em muitas chances, diferente do Grêmio, que teve situações, principalmente, no segundo tempo. Entendo um clássico dessa magnitude e conheço muito bem esse jogo porque vivo ele desde criança. É um jogo que tem ciclos e você precisa aproveitar o seu momento. Sim, induzimos o Inter a entrar no nosso campo para explorarmos uma característica que temos com jogadores de velocidade — avaliou.

O Grêmio volta a campo na quinta-feira para enfrentar o La Equidad, pela Sul-Americana, no Equador. Com vaga nas oitavas garantida, Tiago Nunes mandará a campo equipe reserva. A atenção na semana estará na estreia do Brasileirão diante do Ceará, domingo, no Castelão. 

Grêmio no Gauchão 2021

  • 34 pontos
  • 14 jogos
  • 10 vitórias
  • 4 empates
  • 1 derrota
  • 30 gols marcados
  • 12 gols sofridos
  • 76% de aproveitamento

Os tetracampeonatos do Grêmio no Gauchão

  • 1955, 1956, 1957 e 1958
  • 1962, 1963, 1964 e 1965
  • 1985, 1986, 1987 e 1988
  • 2018, 2019, 2020 e 2021
FONTE/CRÉDITOS: Gaúcha ZH

Veja também