Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Simulado de Gestão de Desastres é realizado em Xavantina e todo estado neste domingo

confira

Simulado de Gestão de Desastres é realizado em Xavantina e todo estado neste domingo
verde vale fm
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ações em todo Estado

Santa Catarina viveu neste domingo, 18, um momento histórico na gestão de riscos e desastres. A Defesa Civil do Estado realizou o maior Simulado de Desastres já coordenado no Brasil. A ação em mais de 250 municípios catarinenses e envolve cerca de 250 mil pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias, voluntários e profissionais das esferas municipal, estadual e federal.

O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres segue até as 17h, com atividades que incluem evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária e ações educativas de prevenção.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) e executado pelos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) nos municípios, o simulado conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, polícias, universidades, secretarias municipais e entidades parceiras, como o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e Portonave.

“É um momento histórico para Santa Catarina e para o Brasil. Estamos testando nossa capacidade de resposta, fortalecendo a integração entre as instituições e, acima de tudo, promovendo a cultura da prevenção. Isso salva vidas”, destaca o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Mais do que um exercício técnico, o simulado reforça a cultura da prevenção. Em um estado frequentemente afetado por desastres naturais, a iniciativa coloca Santa Catarina na vanguarda nacional da gestão de riscos e ações de proteção à vida.

Além de treinar equipes e orientar a população, o exercício serve como um ensaio realista para situações de emergência, permitindo revisar planos de contingência, testar sistemas de alerta e fortalecer a coordenação entre as instituições.

 

FONTE/CRÉDITOS: belos f7

Veja também