O Sicoob Crediauc encerrou as edições de 2025 do Programa Portas Abertas, um programa de visitas à Unidade Administrativa da Cooperativa que se consolidou como um dos principais canais de aproximação entre a instituição, seus cooperados e comunidade em geral. Ao longo do ano, foram realizadas 11 edições, que reuniram 415 participantes vindos de todos os Pontos de Atendimento de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, incluindo a presença de colaboradores.
Desde sua criação, em 2022, o Programa Portas Abertas já contabiliza 37 encontros e um público total de 1.174 pessoas. O crescimento demonstra o interesse da comunidade em conhecer de perto o funcionamento interno de uma instituição financeira cooperativa e reforça o compromisso da organização com a transparência e a educação cooperativista.
O propósito central da iniciativa é, literalmente, “abrir as portas” da cooperativa, permitindo que os convidados conheçam toda a estrutura da Unidade Administrativa, localizada em Concórdia/SC, e compreender o funcionamento interno da instituição. Além disso, os encontros proporcionam um momento único de contato direto com o Conselho de Administração, ampliando a transparência e a proximidade da governança com a comunidade.
Conforme Aline Perondi, coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade, cada agência é responsável por selecionar e convidar seus participantes, respeitando o limite de vagas disponível.
“Os gerentes consideram diversos critérios na escolha, como, cooperados participativos e fidelizados, representantes de entidades locais, para estreitar relacionamentos e demais pessoas estratégicas para disseminar o conhecimento sobre a cooperativa. Essa seleção cuidadosa garante que o programa alcance públicos relevantes e fortaleça vínculos de confiança” destaca, Aline.
Durante as visitas, os participantes têm acesso a apresentações institucionais, onde conhecem os principais dados e números da cooperativa. Em seguida, realizam um tour pelo prédio da Unidade Administrativa, passando por cada setor e área da estrutura.
A Unidade conta com mais de 170 colaboradores, número que ultrapassa 500 profissionais quando consideradas as 31 agências da cooperativa. Essa vivência proporciona aos visitantes uma visão ampla do trabalho realizado diariamente e da dimensão da operação do Sicoob Crediauc.
O Programa Portas Abertas é uma das iniciativas que mais traduzem o espírito do cooperativismo. Ao abrir as portas da nossa Unidade Administrativa, mostramos na prática como funciona uma instituição financeira cooperativa e reforçamos nosso compromisso com a transparência e a proximidade com a comunidade, reforça Paulo Renato Camillo, Presidente do Sicoob Crediauc.
“É uma oportunidade única para que cooperados, representantes de entidades e convidados conheçam de perto nossa estrutura, nossos números e o trabalho realizado pelos nossos colaboradores. Esse contato direto fortalece a confiança e amplia o diálogo, cumprindo os princípios cooperativistas. Ver o engajamento de mais de 400 pessoas somente em 2025 nos mostra que estamos no caminho certo.” enfatiza, Camillo.
Na prática, o programa materializa o 5º princípio do cooperativismo (Educação, Formação e Informação) e o 7º princípio (Interesse pela Comunidade). Mais do que visitas institucionais, os encontros se tornam espaços de diálogo, confiança e fortalecimento da cultura cooperativista.