Uma operação envolvendo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Polícia Militar Ambiental está sendo realizada em Santa Catarina para combater os crimes contra a fauna na manhã desta quarta-feira, dia 29.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão contra 12 pessoas suspeitas de incidir em crimes contra a fauna silvestre, todos expedidos pela Vara Regional de Garantias de Joinville. Tais medidas integram uma ação nacional, batizada de Projeto Libertas, que visa fortalecer a atuação do Ministério Público no combate aos crimes contra a fauna por meio de análises, estratégias e aprimoramento jurídico.
As ordens judiciais estão sendo executadas de forma simultânea nas cidades de Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque. Durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas seis prisões em flagrante, três pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e três pelo crime do uso de documento falso.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos vários animais incluindo cobra, tucano e outros pássaros.
Para execução da Operação Libertas em Santa Catarina, foram mobilizados 22 integrantes do Gaeco e 74 Policiais Militares (66 da Polícia Militar Ambiental e oito Policiais Militares de equipes táticas), totalizando 96 agentes, que estão diligenciando nas sete cidades em que a operação está sendo deflagrada.






