Verde Vale FM

Previsão do Tempo

Onda de calor intenso atinge SC e temperaturas podem chegar aos 40°C

Tempo estável e com máximas elevadas deve ser registrado até pelo menos o dia 20 de janeiro, diz Epagri/Ciram

Onda de calor intenso atinge SC e temperaturas podem chegar aos 40°C
(Foto: Tiago Ghizoni, Diário Catarinense)
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma onde de calor intenso vai elevar as temperaturas em Santa Catarina nos próximos dias. Conforme um alerta divulgado no início da semana pela Defesa Civil, as máximas podem chegar aos 40ºC em algumas regiões.

Segundo o órgão,a elevação de temperatura deve começar na quarta-feira (12). A região Oeste, que já registra temperaturas altas há algumas semanas, deve seguir com calorão que pode ficar na casa dos 40ºC até o dia 20 de janeiro.

As altas temperaturas, no entanto, não devem ficar restritas ao Oeste. De quinta-feira (13) até o dia 20, todas as regiões do Estado devem ter calor intenso. No Litoral Sul e no Vale do Itajaí, os termômetros podem também ficar na casa dos 40ºC.

Apesar do alerta, a Defesa Civil fez uma ponderação dizendo que a previsão do tempo pode sofrer alterações com o passar dos dias.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins diz que desde novembro regiões de Santa Catarina vêm registrando temperaturas altas e que chegam em alguns casos aos 40ºC. Dessa forma, o calorão previsto para os próximos dias não é algo novo. 

-São massas de ar seco, que normalmente chegam frias [nessa época do ano], logo se aquecem, viram massa de ar quente, inibem a formação de nebulosidade, não provocam chuva, deixam o ar seco e faz muito calor. No verão, passa da casa dos 30ºC logo pela manhã, e a tarde, fácil na casa dos 38ºC, por vezes até 40ºC - explica Marcelo.

Por conta dessa previsão, a Defesa Civil recomenda que neste período sejam evitadas atividades ao ar livre e que as pessoas consuma bastante água para evitar problemas relacionados às altas temperaturas.

FONTE/CRÉDITOS: NSC - DC

Veja também