Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Região

Morte de bebê de 4 meses é investigada em Ponte Serrada

Laudo aponta “reação vacinal” entre as causas, mas Secretaria de Saúde diz que caso é apurado por Comitê de Óbito Regional

Morte de bebê de 4 meses é investigada em Ponte Serrada
Arquivo Pessoal
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A morte da pequena Kemilly Vitória Pires Siqueira, de apenas quatro meses de vida, está sendo investigada no município de Ponte Serrada. A bebê faleceu nesta quarta-feira, dia 12. A declaração de óbito do Hospital Santa Luzia, onde ela estava internada, aponta “morte súbita”, “febre a esclarecer” e “reação vacinal” como possíveis causas.

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, a Secretaria de Saúde de Ponte Serrada emitiu uma nota sobre o caso (leia na íntegra mais abaixo). De acordo com o texto, “o município está colaborando com as autoridades, encaminhando todos os documentos necessários, no intuito de dar mais celeridade e total elucidação ao ocorrido”.

Segundo familiares, a menina deu entrada no hospital no último domingo, dia 9, após apresentar bastante febre. A avó da criança contou que a bebê havia tomado a segunda dose da vacina contra a poliomielite na última semana, com as reações começando em seguida.

A menina receberia alta nesta quarta-feira, foi medicada por volta das 22 horas de terça-feira, dia 11, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória. Kemilly Vitória havia completado quatro meses na última sexta-feira, dia 7.

A Secretaria de Saúde do município disse que entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina assim que tomou ciência do caso.

“Nesta tarde recebemos a visita dos técnicos do Estado, os quais estão realizando a busca pelas informações oficiais. Após investigação de todos os dados, um relatório será enviado ao CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) que irá emitir um parecer técnico”.

O corpo de Kemilly foi velado na igreja Só o Senhor é Deus, no bairro Cohab, em Ponte Serrada. O sepultamento ocorreu às 17 horas de quarta-feira, com celebração religiosa, seguindo para o cemitério municipal.

 

Leia a nota da Secretaria de Saúde de Ponte Serrada:

 

 


A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada salienta que eventos adversos relacionados à vacinação podem ocorrer, mas são raros.

Especificamente sobre a vacina contra a poliomielite, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) diz que “geralmente as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo”.

Os estudos clínicos envolvendo as vacinas são rigorosos e incluem análises não apenas da eficácia, mas segurança. Caso haja problemas em qualquer um dos aspectos, os estudos são descontinuados, e sem a conclusão deles, não há possibilidade de um medicamento ou vacina ser aprovado pelas agências regulatórias.

“Que fique bem claro que não há uma causa básica de óbito definida, pois o caso passará pela investigação do Comitê de Óbito Regional”, conclui a nota da Secretaria de Saúde de Ponte Serrada.

 
 
FONTE/CRÉDITOS: Oeste Mais

Veja também