Faleceu na manhã desta segunda-feira, 27, a primeira professora e primeira vereadora eleita em Seara, dona Maria Eugênia Serafim Rech, aos 96 anos de idade. Casada com o ex-prefeito, Dorvalino José Rech, Mariazinha, como era carinhosamente conhecida, teve cinco filhos: Dianete, Janete, Margareth, Elizabeth e Janio.
O momento de despedida está acontecendo na Capela de Homenagem Raquel Evangelista. O sepultamento será nesta terça-feira, 28, com celebração de corpo presente às 9h30, seguindo após para o Cemitério Municipal.
Professora
Nascida em Biguaçu em 6 de junho de 1929, veio para Seara em 1946 com apenas 17 anos de idade. Foram 33 anos ensinando desde o básico da cartilha e incrementando com a arte e a cultura. Além de português, matemática, geografia, história do Brasil, conhecimentos gerais, educação moral e cívica, desenho e religião, ensinou o canto orfeônico e dramatização. Ensinou ainda poesia, os hinos, teatro e dança, trabalhos manuais, às meninas os bordados e a coser, o canto-coral, entre outros tantos ensinamentos. É autora do livro “Em busca de novos horizontes”.
Política
Casada com Dorvalino José Rech, que pelo MDB na década de 1972 se lançou candidato a prefeito e foi eleito, acompanhando-o na campanha despertou em si o entusiasmo e gosto pela política. Enquanto primeira-dama do município contribuiu com as causas comunitárias trabalhando voluntariamente. Ainda quando o voto era vinculado e a legislatura durava seis anos, foi a primeira mulher vereadora eleita, em 1982.
Nota de Pesar
Em nota divulgada pela Prefeitura de Seara, o município lamenta profundamente o falecimento da primeira professora e primeira vereadora eleita de Seara, dona Marian Eugênia Serafim Rech. Confira:
