Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Mais de 300 mulheres estão aguardando cirurgia do câncer de mama em SC

No Estado, 15 unidades atendem pacientes com a doença

Mais de 300 mulheres estão aguardando cirurgia do câncer de mama em SC
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mais de 300 mulheres aguardam pela cirurgia do câncer de mama em Santa Catarina. O dado inclui apenas pacientes que buscam atendimento público via SUS. O procedimento é parte do tratamento para pacientes pode levar a demora em realizá-lo agravar o quadro da doença.

​Em Santa Catarina, há 20 unidades hospitalares públicas com habilitação em Oncologia, especialidade médica que trata pacientes com câncer. Quinze delas têm atendimento para pacientes com câncer de mama.

Desde 2013, a lei 12.732 garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento pelo SUS em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença.

O oncologista e diretor do Hospital Inca III, Marcelo Bello, diz que a rapidez no início do tratamento garante, em muitos, tratamentos mais breves e com intervenções menos invasivas.

Bello diz que o diagnóstico da doença é feito pela mamografia, um tipo específico de exame radiológico capaz de identificar precocemente tumores malignos na mama.

"Quando você realiza o diagnóstico por meio da mamografia você tem chance de encontrar soluções ainda subclínicas, que não se manifestaram clinicamente, doenças, cujo tratamento e prognóstico são melhores de se realizar", diz.

Sinais mais comuns do câncer de mama

O comum mais para o diagnóstico do câncer de mama é o sinal. Outros sinais podem indicar esse tipo de tumor. Veja abaixo:

​• Retração da pele da mama

• Pele ficar com textura de “casca de laranja”

• Saída  dos mamilos

​O oncologista do Inca afirma que qualquer sintoma ou alteração nas mamas deve ser avaliada, principalmente neste momento em que o número de diagnósticos pode estar subdiagnosticado.

No auge da pandemia, ele explica, muitas mulheres não procuram os médicos para realizar o exame preventivo contra a doença que é o mais frequente para esse grupo.

Com informações do NSC Total
FONTE/CRÉDITOS: Oeste Mais

Veja também