A prefeitura de Chapecó abrigou mais de 200 indígenas, da aldeia Kondá, após terem as casas incendiadas após uma briga generalizada na manhã deste domingo, dia 16.
As famílias estão provisoriamente instaladas no ginásio Ivo Silveira, com colchões, roupas e cobertores, além de alimentação.
De acordo com a secretária da Família e Proteção Social, Ariete Lauxen, cerca de 220 refeições serão fornecidas pela equipe do Bandejão para o almoço desta segunda-feira, dia 17.
Equipes do Cras seminário estão fazendo o levantamento das famílias. A Defesa Civil também está dando apoio. As aulas do CEIM Sa Pe Ty Ko Si, na Água Amarela, foram suspensas.
O atendimento aos desabrigados segue até que seja definida uma posição pela Funai e Polícia Federal, para que eles possam retornar à aldeia.
Morte
Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas durante a ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros, os envolvidos estavam ingerindo bebida alcoólica no local e uma briga tumultuou os moradores da aldeia, por volta das 9h30.
Houve agressão por parte dos moradores, envolvendo pedradas, chutes, socos e até disparo de arma de fogo. Pelos menos 12 pessoas ficaram feridas na confusão, algumas em estado grave. Ainda conforme a corporação, uma das vítimas foi atingida por tiro e não resistiu aos ferimentos.