Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Jovens são presos em Xanxerê acusados de torturar vítimas em série de crimes

Confira

Jovens são presos em Xanxerê acusados de torturar vítimas em série de crimes
Oeste mais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Ordens judiciais foram cumpridas em Xanxerê (Foto: Polícia Civil)

Quatro jovens foram presos — todos de 19 anos — e um adolescente de 17 anos foi apreendido durante uma operação policial realizada nesta quarta-feira, dia 8, em Xanxerê. O grupo é acusado de torturar vítimas em uma série de crimes praticados no município do Oeste catarinense, incluindo tortura, tráfico de drogas e associação criminosa.

As prisões ocorreram durante a “Operação Adsumus”, coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê, com apoio de policiais civis da Operação Protetor, das delegacias da Regional, comarcas de Xanxerê e Xaxim, além do SAER-Fron de Chapecó e da Polícia Militar de Xanxerê.

Foram cumpridas 10 ordens judiciais, sendo quatro prisões preventivas, uma internação e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lourdes e São Romero, todos em Xanxerê.

Segundo as investigações, iniciadas em maio deste ano, o grupo se organizou para cometer diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tortura. No decorrer do inquérito, a Polícia Civil apreendeu vídeos gravados pelos próprios autores, que mostram ao menos três casos de tortura.Em um dos registros, uma das vítimas aparece amarrada com as mãos para trás enquanto é agredida com pauladas, facadas, socos e chutes — chegando a ter os dentes quebrados. Em outro vídeo, os suspeitos utilizam armas de fogo, facas e facões para ameaçar e agredir a vítima, que era acusada de furto no bairro. No terceiro caso, a vítima levou inúmeros golpes de facão.

De acordo com a Polícia Civil, o temor causado foi tão intenso que todas as vítimas deixaram o município.

Com base nas provas reunidas, a Justiça decretou a prisão preventiva dos quatro investigados maiores de idade e a internação do adolescente. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos roupas, um chapéu e um dos objetos utilizados nas agressões.

O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “aqui estamos” ou “estamos juntos, presentes”, simbolizando o trabalho integrado entre as forças de segurança.

FONTE/CRÉDITOS: Oeste mais

Veja também