A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina, está alerta após os fortes ventos que atingiram municípios do Oeste catarinense entre a noite de sábado (20) e este domingo (21). As rajadas provocaram destelhamentos, quedas de árvores e danos pontuais em estruturas públicas.
Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, foi o mais castigado até o momento. Lá, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Municípios atingidos pelos temporais
Entre Rios: cerca de 40 residências destelhadas, além de aviários. Áreas afetadas incluem o Centro, Linha Guarani, Paiol de Barro e Mandarim. Equipes realizaram entrega de lonas e seguem com o levantamento.
Ipuaçu: aproximadamente 10 casas destelhadas na Reserva Indígena Chapecó. Não houve feridos.
Bom Jesus: oito residências, uma estrutura pública (Centro de Múltiplo Uso) e dois comércios destelhados nos bairros Jardim Itália e Centro.
São Lourenço do Oeste: 10 residências e uma estrutura pública (PFF/CIDASC) afetadas, além da queda de um outdoor e árvores nos bairros Progresso, São Francisco e Loteamento Alieve.
Passos Maia: duas casas parcialmente destelhadas no Loteamento Rovilho Mantovani.
Marema: uma Unidade Básica de Saúde foi danificada. Não houve registro de residências atingidas.