Um homem paranaense foi preso preventivamente nesta quarta-feira, dia 1º, suspeito de contratar criança de Chapecó pela internet para obtenção de imagens e vídeos íntimos.
Segundo as investigações da Polícia Civil, que iniciaram ainda em agosto, o homem usava um perfil na plataforma TikTok para manter contato com a criança, apresentando-se com um nome feminino, afirmando ter 15 anos.
Durante as conversas, a pessoa titular do perfil investigado, fingindo interesse afetivo, conseguiu conquistar a confiança da vítima, que, após algum tempo, passou a enviar imagens e vídeos com conteúdo íntimo. A idade da vítima não foi informada.
Iniciada a investigação, que envolveu rastreio de dados, a equipe da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) identificou o titular do perfil como sendo um homem com 27 anos, residente na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
Ele foi preso em flagrante e conduzido à delegacia do município.
A Polícia Civil ressalta a importância do uso responsável de redes sociais e da supervisão dos responsáveis por crianças e adolescentes na internet. Também reforça que o armazenamento de pornografia infantojuvenil é crime que prevê pena de até quatro anos de reclusão, e, no caso de ser constatado compartilhamento desse conteúdo, o crime passa para uma pena de até seis anos de prisão.