Após justiça eleitoral de Seara indeferir as candidaturas a prefeito e vice de Ari Parisotto(PL) e Ariel Malacarne(PT), a coligação apresentou nesta semana novos nomes para a eleição suplementar do dia 07 de maio. Em reunião realizada na quarta feira dia 19, foram definidos os nomes Luciano Altenhofem (PL) para o cargo de prefeito e Acacio Molozzi(PT) como candidato a vice.
Eles serão os únicos candidatos, já que a oposição preferiu não registrar candidaturas. Os candidatos Luciano e Acacio foram eleitos como vereadores nas eleições de 2020. Luciano chegou a assumir, por cerca de dois anos, o cargo de secretário de Transportes, Obras e Urbanismo. Depois retornou ao Legislativo, foi eleito presidente da câmara e, com o afastamento de Ari Parisotto e Ariel Malacarne, cassados em segunda instância pela Justiça Eleitoral, assumiu como prefeito interino em 09 de março e ocupa o cargo ate hoje. Já Acacio Molozzi segue no Legislativo e faz parte da mesa Diretora ocupando o cargo de 2º secretário.
A chefe do Cartório Eleitoral Claudia Andreatta ressalta que "nem todos os eleitores de Xavantina vão votar, apenas os alistados até o dia 09 de dezembro de 2022. Então 3.502 eleitores que votarão no dia 07 de maio". A votação para prefeito e vice ocorrerá das 08h as 17h. "Nesta eleição serão 15 seções eleitorais, distribuídas em 12 locais de votação. Ainda conforme Claudia, as urnas chegaram nesta semana no Cartório de Seara. " No dia 27 de abril será gerada a mídia e no dia 28 de abril a configuração das urnas".
ENTENDA O CASO:
Ari Parisotto e Ariel Malacarne, então prefeito e vice de Xavantina, foram cassados pela Justiça Eleitoral, mas não perderam os direitos políticos, de acordo com decisão do TRE. Prefeito e vice foram afastados dos cargos em março e uma nova eleição foi marcada. A única chapa a registrar candidatura após as convenções foi novamente Ari e Ariel, porém o Ministério Publico impugnou as candidaturas a prefeito e vice e a justiça fez o indeferimento. A coligação então decidiu indicar novos nomes. Há um recurso em análise no TSE.
Comentários: