Verde Vale FM

Região

Estudante de Xaxim é aprovado em concurso do Colégio Naval da Marinha do Brasil

Henrique Breda é aluno do primeiro ano do ensino médio e está entre os 129 selecionados para entrar na instituição em 2024

Estudante de Xaxim é aprovado em concurso do Colégio Naval da Marinha do Brasil
Henrique Breda é aluno da Escola Estadual Gomes Carneiro
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O estudante catarinense Henrique Breda, da Escola Estadual Gomes Carneiro, em Xaxim, no Oeste catarinense, foi aprovado no concurso de admissão ao Colégio Naval da Marinha do Brasil. Aluno do primeiro ano do ensino médio, ele está entre os 129 selecionados para ingressar na instituição de ensino militar em 2024.

Henrique ficou em segundo lugar na classificação geral no quesito avaliação de conhecimento – prova escrita. Para se dedicar à avaliação, além dos estudos regulares, Henrique complementou o aprendizado com cursos on-line. O estudante também adotou uma rotina regrada de estudos, tanto na escola como nas horas livres em casa.

“No começo eu não sabia como estudar e depois de fazer um concurso ano passado, fui muito mal, então percebi que eu estava fazendo alguma coisa errada. Daí esse ano eu comecei a estudar o dia inteiro – todo o intervalo, almoço, eu aproveitava todo o tempo que tinha para estudar a mais. Fazia muita questão, revisava todo mês, toda semana. Tem que manter o ‘pique’, não tem jeito”, conta.

Para a mãe de Henrique, Ivone Breda, a conquista não foi uma surpresa. “Confesso que não fiquei surpresa com a classificação, porque o Henrique se dedicou muito, estudou muito, teve muita disciplina, foco, aproveitou tudo o que a escola podia oferecer e buscou muita coisa fora da escola também”.a

O diretor da escola, Moacir Nalin, diz que a conquista representa uma inspiração para outros estudantes. “Serve de motivação aos demais, para que percebam que para alcançar os resultados que desejam, é necessário fazer escolhas, abdicar de algumas coisas, isso exige foco e máxima dedicação. A possibilidade de atingir resultados positivos só ocorre para quem o procura. Nada acontece por acaso”.

O que é o Colégio Naval?

O Colégio Naval equivale ao ensino médio regular e tem como objetivo preparar os jovens para compor o Corpo de Aspirantes da Escola Naval, instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, localizada em Angra dos Reis (RJ).

Sobre o concurso

O concurso é composto de uma Prova Escrita e Redação, Teste de Aptidão Física, Inspeção de Saúde, Avaliação Psicológica, Validação de Documentos e Procedimento de Heteroidentificação.

Para a realização da prova, os candidatos devem estudar matérias relacionadas ao ensino fundamental ― Matemática, Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A redação tem o propósito de verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa. O texto deve ser dissertativo, com ideias claras, coerentes e objetivas.

O resultado da seleção final ocorrerá em dezembro de 2023 e o ingresso na instituição deve acontecer em janeiro de 2024.

FONTE/CRÉDITOS: Oeste Mais

Veja também