A EEB Padre Izidoro Benjamim Moro de Lindóia do Sul e a EEB Arabutã estão entre as dez melhores escolas do Estado no ranking de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. As informações fazem parte do Microdados do Enem por Escola, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (Inep).
Nenhuma escola pública de Santa Catarina ficou abaixo da 1000° posição no ranking. A Secretaria de Estado da Educação (SES) afirmou que a menor visibilidade das escolas públicas do estado no ranking nacional está na baixa adesão dos alunos ao exame, mas que tem implementado ações estruturadas para qualificar o ensino fundamental e médio, além de recuperar aprendizagens e incentivar a cultura da avaliação.
Em nota, a SED informou que o Enem não é a principal via de entrada para a maioria dos estudantes catarinenses, com exceção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dos institutos federais e algumas outras poucas instituições universitárias. “A natureza voluntária do exame, aliada a essa configuração, explica a menor adesão dos alunos catarinenses ao Enem e, por consequência, a menor visibilidade das escolas públicas do estado no ranking nacional”, diz trecho da nota.
Confira as melhores escolas públicas de SC, segundo o Enem 2024
- Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro Ii – Blumenau – 1203°
- Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Unidade Osvaldo Aranha – Joinville – 2035°
- EEB Feliciano Nunes Pires – Florianópolis – 2832°
- EEB Teixeira de Freitas – Alto Bela Vista – 4231°
- Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Lages – 4394°
- EEB Pe Balduino Rambo – Tunápolis – 4750°
- EEB Pe Izidoro Benjamim Moro – Lindóia do Sul – 4947°
- EEB Arabuta – Arabutã – 5305°
- EEB Ver Paulo Franca – Ituporanga – 5318°
- CEDUP Padre Affonso Robl – São Bento do Sul – 5319°