Um novo equipamento visualizador de veias adquirido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), tem auxiliado profissionais e pacientes em procedimentos invasivos.
Projetado para facilitar a localização de veias, o Scanner Vascular Greiner Bio-One AV400 pode ser usado em inúmeros procedimentos, incluindo a coleta de sangue. O objetivo é melhorar o atendimento com uma punção venosa mais segura.
“Esse equipamento auxilia no atendimento aos pacientes, especialmente crianças e outras pessoas com dificuldade no acesso venoso, reduzindo risco de traumas”, avalia o diretor técnico do Hemosc, Dr. Guilherme Genovez.
Como funciona
O Sacnner utiliza luz infravermelha para reconhecer os glóbulos vermelhos do sangue e destacar as veias subcutâneas com o máximo de definição e em tempo real. Com a presença da realidade aumentada, o equipamento consegue projetar na pele uma imagem com a localização das veias, com isto, o profissional pode utilizar a imagem como guia para agilizar o processo e evitar possíveis traumas.
Segundo o Hemosc, o aparelho não substitui a importância do conhecimento técnico do profissional da saúde, mas é uma tecnologia que leva mais tranquilidade aos pacientes, diminuindo possíveis falhas no procedimento de coleta de sangue ou aplicação de medicamentos.