A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira, dia 6, um alerta vermelho para temporais, ventos fortes e risco de ressaca marítima a partir desta sexta-feira, dia 7, em todo o estado (veja o mapa abaixo).
A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil, deve provocar condições severas de tempo, com risco elevado para destelhamentos, queda de árvores e alagamentos.
As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã desta sexta, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e ganham força à tarde, principalmente no Grande Oeste e nos Planaltos, onde há maior probabilidade de tempestades severas. As rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h, com chuva intensa em curtos períodos.
Na madrugada de sábado, dia 8, o risco de temporais diminui, mas o vento sul deve se intensificar, com rajadas que também podem chegar a 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas. O mar deve ficar bastante agitado, com ondas de até 4,5 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, e risco elevado de ressaca e erosão costeira.
A Defesa Civil recomenda que a população busque abrigo durante as tempestades, evite transitar próximo a árvores, postes e placas, e não atravesse áreas alagadas. Atividades de navegação, pesca e banho de mar também devem ser evitadas até a melhora das condições climáticas.
O órgão orienta ainda que os catarinenses acompanhem os avisos e boletins meteorológicos oficiais, disponíveis no site e nas redes sociais da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC).