Na tarde desta sexta-feira (05), a Defesa Civil divulgou uma ‘Nota Meteorológica’, sobre danos associados às chuvas intensas no Oeste de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a atuação de uma frente estacionária provocou volumes de chuva que passaram dos 200 mm em três dias na região.
Veja a nota da Defesa Civil
Nota Meteorológica DC/SC 05/05 – Danos associados às chuvas intensas no oeste catarinense na quinta-feira (04)
Uma frente estacionária associada a demais instabilidades atmosféricas provocaram altos acumulados de chuva nos últimos dias do Extremo Oeste ao Planalto Sul de Santa Catarina. A chuva no estado vem ocorrendo desde a terça-feira (02), porém as instabilidades se intensificaram durante a tarde quinta (04), período onde foram registrados os maiores volumes. Conforme ilustra a figura abaixo, a precipitação ficou entre 25 e 150 mm entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul, superando estes valores na região entre Mondaí e Águas de Chapecó, cidades onde foram registrados 153 e 201 mm, respectivamente.

Foram registrados ao longo da quinta-feira (04) diversas ocorrências associadas aos altos volumes de chuva em cidades do Extremo-Oeste e Oeste catarinense. Em Xanxerê, foram registrados alagamentos na área urbana e deslizamentos pontuais na zona rural. Em Chapecó, houve registro de alagamentos pontuais e algumas residências afetadas. Nos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, ocorreram alagamentos, transbordamento de rios e interdição de acessos. Abaixo seguem algumas imagens das ocorrências registradas.

Figura 02 – (a) Alagamento em Xanxerê, (b) Danos em galeria da rodovia FAG-050 em Faxinal dos Guedes, (c) Enxurrada em São Carlos e (d) Transbordamento de rio em São Carlos.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.