Verde Vale FM

Santa Catarina

Covid-19: SC confirma mais 25 casos da variante delta

Ao todo, 36 casos da variante foram detectados em 20 municípios catarinenses

Covid-19: SC confirma mais 25 casos da variante delta
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmaram nesta terça-feira (10) mais 25 casos da variante delta do coronavírus no estado. Com isso, até o momento foram detectados 36 casos da variante em 20 municípios catarinenses (veja a lista mais abaixo).

Desse total, quatro são casos autóctones (de transmissão dentro do estado), sete casos importados, (transmissão fora do estado), e 25 estão sob investigação para saber qual é o local provável de infecção.

As confirmações foram feitas na segunda-feira (9) pelo Laboratório de Referência Nacional Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e do Ceará.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que acompanha o trabalho das equipes de vigilância em saúde dos municípios na investigação epidemiológica dos casos quanto ao local provável de infecção, "identificando se os mesmos possuem histórico de viagem para fora do estado nos últimos dias, bem como buscar o monitoramento e rastreamento de contatos próximos".

Casos variante delta por cidades de SC

 

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) implantou um protocolo de triagem de amostras de secreções respiratórias de casos confirmados de coronavírus por RT-qPCR para verificar as possíveis infecções por Variantes de Preocupação (VOC), como a delta.

A Dive reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 também contra as variantes. “É importante que todos compareçam aos locais de vacinação, quando chegar a vez, para receber tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina. Também é importante que não se postergue e nem busque escolher o fabricante da vacina, pois todas as vacinas protegem contra as formas graves da doença. Apenas com o esquema vacinal concluído a imunização tem o seu efeito, e as pessoas estarão protegidas” disse o Superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Macário.

 

Recomendações

 

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população continue seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus:

 

  • Uso de máscaras, com destaque para as do tipo PFF2 ou N95,
  • Respeito ao distanciamento social evitando aglomerações,
  • Manter os ambientes ventilados,
  • Prática da higiene respiratória, lavando as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizando o álcool gel,
  • Presença nos locais de vacinação assim que sua faixa etária for contemplada.

 

FONTE/CRÉDITOS: G1

Veja também