Verde Vale FM

Santa Catarina

Ciclone ‘chacoalha’ tempo em SC e eleva risco de temporais no fim de semana

Fenômeno desloca umidade para o Continente e eleva risco de temporais especialmente no domingo; tempo em SC deve registrar máximas de 30°C

Ciclone ‘chacoalha’ tempo em SC e eleva risco de temporais no fim de semana
Temporal avança sobre Santa Catarina neste fim de semana – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Temporais isolados, céu nublado e calor marcam o tempo em SC neste fim de semana – sábado (17) e domingo (18). A Defesa Civil de Santa Catarina prevê máximas de 30°C. Com a aproximação de um ciclone em alto mar a partir de domingo, aumentam as condições de chuva.

O sábado começa com o céu fechado, com aberturas ocasionais de sol. Há chance de pancadas de chuva na região central de Santa Catarina, entre o Meio-Oeste, Serra e Planto Norte.

A chance de temporais aumenta durante a tarde, especialmente entre o Meio-Oeste, Serra, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis “O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas“, destaca a Defesa Civil do Estado.

“As temperaturas conseguem se elevar em relação aos dias anteriores, se aproximando dos 30/31°C entre o Extremo Oeste e Oeste, entre 27°C e 30°C ao longo do litoral e entre 22°C e 27°C nas demais regiões com valores menores nas áreas de maior altitude”, destaca o aviso.

Tempo em SC: Ciclone se aproxima no domingo

A partir de domingo, o ciclone tropical se move em alto mar, na altura da região Sudeste para Sul. Há aporte de umidade do oceano ao continente, “deixando o tempo nublado e condição para chuva a qualquer hora ao longo do litoral”, ressalta a Defesa Civil do Estado.

Os temporais podem ser intensos e acompanhados de trovoadas, especialmente nos extremos do dia. “Entre a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados nas demais áreas”, destaca.

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais isolados e moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas à chuva no litoral e áreas próximas. As máximas ficam semelhantes ao dia anterior, variando de 26°C a 30°C no Grande Oeste e litoral e entre 23°C a 28°C nas demais regiões. No início da semana, o fenômeno impactará ainda mais o tempo em SC.

FONTE/CRÉDITOS: ND Mais

Veja também