Verde Vale FM

ELETRO FEMAX

Geral

Campanha solidária atinge meta e garante tratamento revolucionário para menino de Ponte Serrada

confira

Campanha solidária atinge meta e garante tratamento revolucionário para menino de Ponte Serrada
Oeste mais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Francisco Oltramari, de 12 anos, será o primeiro paciente com esquizencefalia a realizar tratamento Cytotron, no México.

 

Francisco tem paralisia cerebral e vai passar por tratamento no México (Fotos: Divulgação)

A campanha Todos Pelo Francisco conseguiu bater a meta de R$ 300 mil - valor que era arrecado para que o menino ponteserradense Francisco Oltramari, de 12 anos, pudesse viajar ao México e realizar um tratamento considerado revolucionário chamado Cytotron.

Francisco embarca no dia 10 de agosto com a mãe, Maria Laura, e a tia Vanessa Oltramari — que também é sua fisioterapeuta — para Monterrey, onde o tratamento começa já no dia seguinte.

A família precisava arrecadar R$ 300 mil, valor necessário para custear o tratamento, além de despesas com passagens, hospedagem, alimentação, plano de saúde internacional e outras necessidades durante os 35 dias de permanência no país. Com apoio da comunidade e mobilização intensa nas redes sociais, a meta foi atingida após três meses de campanha, com venda de rifas, sorteios, ações solidárias e doações.

“Conseguimos! Batemos a meta da campanha #TodosPeloFrancisco. Agora estamos cuidando da organização das rifas e sorteios que ainda precisam acontecer, e finalizando todos os detalhes para a viagem — o grande dia está chegando!”, comemorou Maria Laura nas redes sociais.

Menino embarca com a família no início de agosto (Fotos: Divulgação)

Francisco nasceu com paralisia cerebral e será o primeiro paciente com esquizencefalia a passar pelo procedimento com o Cytotron, tecnologia que estimula a neurogênese — o crescimento de novos neurônios.

O equipamento é tema central do filme “Os Dois Hemisférios de Lucca”, baseado na história real da jornalista mexicana Bárbara Anderson, disponível na Netflix. Foi assistindo ao filme que Maria Laura Oltramari, mãe de Francisco, descobriu a possibilidade de uma qualidade de vida melhor para o filho. 

Leia também: “O instinto materno nasce junto com a gestação”, diz mãe de criança com paralisia cerebral

“O Francisco será o primeiro paciente com esquizencefalia a fazer esse tratamento. No papel é pra gente ter muito ganho. No filme, o menino fala as primeiras palavras, dá alguns passos. A gente tem consciência que não vai voltar com ele caminhando, falando, correndo por aí, mas o que a gente tiver de ganhos, pra nós já está mais do que bom”.

 
FONTE/CRÉDITOS: Oeste mais

Veja também