Francisco Oltramari, de 12 anos, será o primeiro paciente com esquizencefalia a realizar tratamento Cytotron, no México.
A campanha Todos Pelo Francisco conseguiu bater a meta de R$ 300 mil - valor que era arrecado para que o menino ponteserradense Francisco Oltramari, de 12 anos, pudesse viajar ao México e realizar um tratamento considerado revolucionário chamado Cytotron.
Francisco embarca no dia 10 de agosto com a mãe, Maria Laura, e a tia Vanessa Oltramari — que também é sua fisioterapeuta — para Monterrey, onde o tratamento começa já no dia seguinte.
A família precisava arrecadar R$ 300 mil, valor necessário para custear o tratamento, além de despesas com passagens, hospedagem, alimentação, plano de saúde internacional e outras necessidades durante os 35 dias de permanência no país. Com apoio da comunidade e mobilização intensa nas redes sociais, a meta foi atingida após três meses de campanha, com venda de rifas, sorteios, ações solidárias e doações.
“Conseguimos! Batemos a meta da campanha #TodosPeloFrancisco. Agora estamos cuidando da organização das rifas e sorteios que ainda precisam acontecer, e finalizando todos os detalhes para a viagem — o grande dia está chegando!”, comemorou Maria Laura nas redes sociais.
Francisco nasceu com paralisia cerebral e será o primeiro paciente com esquizencefalia a passar pelo procedimento com o Cytotron, tecnologia que estimula a neurogênese — o crescimento de novos neurônios.
Leia também: “O instinto materno nasce junto com a gestação”, diz mãe de criança com paralisia cerebral
“O Francisco será o primeiro paciente com esquizencefalia a fazer esse tratamento. No papel é pra gente ter muito ganho. No filme, o menino fala as primeiras palavras, dá alguns passos. A gente tem consciência que não vai voltar com ele caminhando, falando, correndo por aí, mas o que a gente tiver de ganhos, pra nós já está mais do que bom”.