O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou nesta semana uma nova ferramenta de atendimento a emergências que permite à população acompanhar, em tempo real, o deslocamento da equipe até o local da ocorrência.
A ferramenta é inédita no Brasil e já está em operação em todo o estado de Santa Catarina. Desenvolvido dentro da corporação, o sistema aumenta a transparência, a eficiência e a interação com a população.
Como funciona
Assim que a pessoa liga para o 193, a Central de Operações Bombeiro Militar (Cobom) registra a ocorrência e o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto através do aplicativo de conversa para o número do solicitante.
- Essa mensagem contém um link exclusivo, pelo qual o solicitante pode:
- → Acompanhar em tempo real o deslocamento da viatura até o local;
- → Visualizar a estimativa de tempo de chegada da equipe;
- → Avaliar o atendimento, em dois momentos distintos — o primeiro sobre o serviço de atendimento telefônico e o segundo sobre o atendimento presencial da guarnição.
Essas avaliações são encaminhadas diretamente ao sistema interno do CBMSC, permitindo que a corporação monitore a qualidade do atendimento e implemente melhorias contínuas com base no retorno da população.
Implantação em fases
Os testes do sistema começaram em setembro, quando o envio do link era feito manualmente pelos atendentes. Em outubro, o processo passou a ser automatizado, em um projeto-piloto na capital.
Com o sucesso da iniciativa, o sistema foi expandido para todo o estado já em novembro, tornando o CBMSC a primeira corporação de bombeiros do Brasil a adotar essa tecnologia de forma integral.