
A ordem de serviço para o início das obras do túnel de macrodrenagem foi assinada e entregue na manhã desta sexta-feira, dia 22, em Xanxerê. O investimento previsto ultrapassa R$ 20 milhões. O ato solene foi realizado na rua Athanasio Antônio, área que por décadas sofre com alagamentos no município do Oeste catarinense.
A construção é considerada um passo histórico no enfrentamento definitivo das enchentes em Xanxerê. O túnel terá cerca de 1 quilômetro de extensão e profundidade que varia entre 50 e 80 metros. A obra vai percorrer a extensão do local da solenidade desta sexta até a região conhecida como Pedreira, do outro lado da BR-282. A ideia é que funcione em conjunto com as bacias de contenção já existentes, garantindo o escoamento eficiente das águas das chuvas em períodos de grandes tormentas.
"É uma obra que vai impactar diretamente a vida de muitas pessoas. Há décadas nossa comunidade sofre com enchentes, a maior delas registrada em 1983. Desde o início da nossa gestão, trabalhamos para reduzir os alagamentos, com a construção das bacias de contenção. Mas a enchente de 2023 mostrou que precisávamos de uma solução definitiva”, disse o prefeito Oscar Martarello.
O governador ressaltou a parceria com o município e o caráter transformador da obra. "Santa Catarina se transformou em um grande canteiro de obras, e Xanxerê faz parte desse movimento. Este túnel vai resolver um problema histórico, assim como outras obras estruturantes que estamos executando em todas as regiões”, disse Jorginho Mello.
Comentários: