Verde Vale FM

Brasil

Apagão nacional: quase 100% das unidades de Santa Catarina já estão com fornecimento normal de energia

Saiba mais:

Apagão nacional: quase 100% das unidades de Santa Catarina já estão com fornecimento normal de energia
Fernando Frazão/Agência Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um “apagão” nacional que deixou diversas cidades do Brasil sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Todos os estados, exceto Roraima, foram atingidos pelo apagão. Santa Catarina está entre os estados afetados, mais de 500 mil unidades consumidoras registraram falta de luz nesta manhã.

Na tarde desta terça-feira, das 500 mil unidades que registraram falta de energia, 493 mil já foram reestabelecidas até as 15h. Conforme a Central Elétrica de Santa Catarina (Celesc), equipes atendem diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.

Até as 9h50, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais. No painel de monitoramento do órgão, aproximadamente 7 mil unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 14h50. O início do apagão, por volta de 8h30, o número superava 500 mil unidades.

Fonte: Celesc

Confira a nota do Ministério de Minas e Energia:

“Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

Veja também